VALE DE OSSOS SECOS: VENTO DE RESTAURAÇÃO

    “Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. (Ezequiel 37.14)

Introdução: No contexto, o povo de Israel estava vivendo no auge da apostasia. Por diversas vezes Deus levantou profetas para advertir o povo de Israel para se humilhar, se arrepender e voltar para Deus. Entretanto, o povo se recusava a se entregar. Por causa dessa dureza de coração, Deus permitiu que seus inimigos babilônicos prevalecessem e destruíssem completamente a nação de Israel. Um povo ficou sem pátria, sem-terra, sem nome, sem esperança. O templo foi destruído as casas queimadas. Uma nação foi dizimada, dissipada e desolada da face da terra. Praticamente o povo ficou sem esperança, sem vida e sem um futuro.

·         Diante dessa triste realidade, Deus leva em visão o profeta Ezequiel a um vale de ossos secos, para mostrar a realidade que Israel estava vivendo. O propósito de levar ao vale de ossos secos, não era apenas mostrar a situação caótica de Israel, mas levar a uma visão de restauração. Uma visão de esperança, que as promessas estão de pé, voltarão a ter vida. Essa passagem nos leva a três grandes lições de restaurar nossa vida:


1.    ACREDITAR NO MILAGRE

“Então Deus perguntou: Filho do homem, esses ossos poderão tornar a ter vida? Eu respondi: Ó Soberano Senhor, só tu o sabes.” (Ezequiel 37.3)

Observe que antes de trazer a restauração, Deus pediu para Ezequiel caminhar naquele vale. Antes de qualquer transformação, Deus precisa mostra primeiro a realidade da sua situação. Por exemplo, quanto contratamos um consultor financeiro para uma empresa, a primeira coisa que ele precisa saber é detalhes de cada centavo que é gasto para depois criar um plano estratégico para mudar a situação financeira da empresa. Assim também Deus quer mostrar a realidade o que de fato está causando essa frieza espiritual ou esse problema em sua vida. Pela nossa própria ignorância achamos que a causa do problema está nos outros, quando na verdade está em nós mesmos.

A.  Vamos supor que sua alma é como uma casa com vários “quartos” e Deus resolvesse passear junto com você e cada quarto da sua alma, como o quarto da família, quarto das finanças, quarto do seu ministério, no quarto das suas emoções. Enfim, mostrar a realidade da sua vida, assim como fez com o profeta Ezequiel. Infelizmente, alguns dos seus quartos está com cheiro de morte, que você tenta aparentar que está tudo bem, mas não está: “Ao anjo da igreja em Sardes escreva: Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto…” (Apocalipse 3.1)

B.   Muitas das vezes, você omite o problema, quer justificar seus fracassos e quer fugir das suas responsabilidades. Para que de fato tenha uma restauração plena em nossa vida é necessário fazer um autoconhecimento e uma autorreflexão a respeito da tua dor e do seu sofrimento que estamos passando

C.      Após o profeta Ezequiel relatar a quantidade de ossos no vale, o Senhor faz uma pergunta: “Poderá esses ossos voltar a ter vida?” Deus faz uma pergunta ao profeta com a intenção de ouvir uma resposta baseada na fé, porque pela lógica era impossível voltar a ter vida. O que Deus esperava o profeta Ezequiel acreditasse no milagre.

D.     Assim como as circunstâncias adversas podem levar acreditar na desesperança, Deus também pode levar acreditar na esperança, na possibilidade de restauração, mudança e milagres em sua vida. (Jeremias 29.11). Hoje o próprio Deus faz essa pergunta para você: Poderá ter uma restauração completa no seu casamento? Na sua vida emocional ou espiritual? 


2.    EXERÇA AUTORIDADE

“Então ele me disse: Profetize a esses ossos e diga-lhes: Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor!” (Ezequiel 37.4)

O próprio Deus ordena que o profeta profetizasse sobre aquele vale de ossos secos. Essa ordem é simplesmente levar o profeta ao seu lugar de governo e domínio através da sua boca. Saiba que Deus colocou em nossa boca poder e autoridade para mudar a realidade em que estamos vivendo. Isso nos mostra que nossas palavras possuem um poder maior do que conseguimos mensurar. Até a nossa salvação esta condicionada com a declaração da nossa boca: “Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo…” (Romanos 10.9)

A.      Quando compreendemos a dimensão daquilo que Deus colocou em nossa boca, iremos parar de criticar e elogiar mais, iremos parar de reclamar e agradecer mais: “A boca do justo é manancial [fonte] de vida…a boca do justo é medicina [remédio de cura]” (Provérbios 10.11; 12.18)

B.      Um certo dia, um profeta foi na casa da minha mãe e entregou uma profecia que ela teria mais um filho. Esse filho seria uma benção e traria muita alegria para ela. Porém minha mãe não gostou da profecia, pois já estava com quatro filhos e não queria mais um filho. Depois de um ano, cumpriu a profecia, nasceu mais um menino. Desde pequeno, minha mãe sempre contava essa profecia que eu seria uma benção. Aos meus quatorze anos comecei a pensar e refletir naquela profecia que minha mãe afirmava que seria uma benção.

C.    Hoje vejo o fruto da palavra profética, assim como a própria palavra de Deus afirma que em nossa boca tem o poder de trazer vida ou trazer a morte, em trazer a benção ou a maldição. Basicamente, minha mãe estava semeando todos os dias na minha vida palavras proféticas a respeito do meu futuro. Então use a sua boca para profetizar! Libere uma palavra de benção sobre sua casa e sua família! Declare vitória sobre a sua vida

D.     Quando o profeta Ezequiel profetizou, os ossos começaram a se mexer, juntando-se cada um a outro de acordo com o corpo que pertencia. Na sequência, aparecem os tendões, a musculatura, pele e, por último, seu Espirito. Uma restauração completa e plena da parte de Deus.

E.      Tudo que está fora do lugar Deus vai trazer de volta e o que está morto ele vai ressuscitar. A Visão do vale de ossos secos mostra que não há nenhuma situação impossível que Deus não pode transformar.


3.    OBEDECER ÀS ORDENANÇAS

“E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso…” (Ezequiel 37.7)

A obediência do profeta em profetizar conforme Deus tinha ordenado, foi o motivo dos ossos voltarem a ter vida. O profeta teve êxito porque estava debaixo de uma ordenança divina. Quem sabe a ordenança de Deus para restaurar seu casamento é liberar o perdão. Quem sabe a ordenança para Deus restaurar do seu ministério é a confissão dos seus pecados escondidos. Então deixe de murmurar e busque a direção de Deus para sua vida. 

·         Deus quer trazer um vento de restauração em sua vida.  Então para de olhar para o impossível e olhe para o Deus do impossível. Hoje Deus espera sua resposta: “Esses ossos poderão ter vida?”

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram: https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

1 Comentário

  1. This is the right website for anyone who wants to understand this topic. You understand so much its almost hard to argue with you (not that I really would want toÖHaHa). You certainly put a brand new spin on a subject that has been discussed for many years. Wonderful stuff, just wonderful! נערות ליווי באשדוד

Deixe o seu comentário