LIÇÃO DA OSTRA E A PÉROLA

“Nos gloriamos nas tribulações, porque produz perseverança. A perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança…” (Romanos 5.3-4)

INTRODUÇÃO: As ostras são únicos animais capazes de produzirem pérolas, objetos tão apreciados por joalheiros. A produção da pérola é apenas um mecanismo de defesa do animal, quando ocorre a penetração de corpos estranhos, como grãos de areia ou parasitas entre as conchas. A ostra, dentro de sua concha dura e resistente, mas interior tem o corpo macio e delicado. Quando esse corpo estranho está no interior da ostra, o pequeno molusco ativa um mecanismo de defesa, liberando uma substância chamada de “nácar” que envolve o parasita com várias camadas. E então, depois de cerca de três anos, é formada uma linda pérola. Ou seja, quando um parasita adentra em uma ostra, lhe causa muita dor e inflamação, mas a ostra tem a capacidade de transformar uma linda pérola. Essa pérola nada mais é do que uma ferida cicatrizada.

A.      Da mesma forma que o grão de areia, não podemos nos livrar de todas as dores da vida, mas podemos revestir essa dor para um proposito maior. Podemos envolver nosso sofrimento e lagrimas com aceitação e compreensão aos planos de Deus.

B.      Quando somos dirigidos pelo Espírito Santo, conseguimos compreender que tudo coopera para bem. (Romanos 8.29). Quando não temos uma compreensão clara dos planos de Deus, podemos transferir essas dores em rancor e mágoas. Ou seja, transformando nossas lagrimas em traumas e desesperança.

C.      Na vida podemos deparamos com muitas “arestas” e “parasitas” no transcorrer da vida, que nos ferem em nosso coração, seja por palavras ásperas ou gestos agressivos que fazem doer nossos sentimentos e nosso entusiasmo ao ponto de querer desistir. Quando lembra da situação faz chorar. Uma dor que atormenta a alma. Uma única maneira de se livrar não é tirar esses parasitas, mas envolve-la essas dores com amor e o perdão. Saiba que a verdadeira beleza que podemos construir dentro de nós a partir dessas feridas, transforma-las como aprendizado.

D.     Não importa o quanto foi ferido ou qualquer tipo de hostilidade que tenha levado por alguém, o que importa é não permitir que essas feridas fiquem abertas dando espaço para a mágoa e ressentimento. Apenas deixe que o tempo leve a cicatrizar e comece a produzir suas próprias pérolas


1.    Feridas abertas 

“Assim diz o Senhor: Farei cicatrizar suas feridas, aquela que chamam de rejeitada.” (Jeremias 30.12)

As pessoas que foram submetidas a rejeição, humilhação, traição e a injustiça pode desenvolver feridas difíceis de serem tratadas, que pode levar a feridas profundas, até mesmo, compromete a saúde e a autoestima. As feridas mais dolorosas são aquelas causadas por pessoas próximas da gente, aquelas que admiramos e respeitamos. Quando uma pessoa estranha nos ofende, temos a tendência em esquecer a ofensa, mas quando é alguém que conhecemos, alguém que está próximo de nós, a ofensa torna difícil de esquecer, porque temos uma grande expectativa que aquela pessoa que vai nos respeitar e nos amar. Pessoas ressentidas, por exemplo, é aquela que consegue viver o passado todos os dias, ignorando o presente e deixa de viver o futuro. Tem a capacidade de fingir que está tudo bem.

A.      Pessoas amarguradas desenvolve uma máscara para não mostrar o mau cheiro da “inflamação” causada pelas feridas. Parece que gosta de contar e celebrar suas feridas, ao ponto de levar uma postura rígida em relação as pessoas e orgulhosa em relação a opinião dos outros. São pessoas emocionalmente feridas que não permite se cicatrizar. São pessoas que já deveria ser curada a muito tempo, mas permite que as feridas permaneçam abertas. (Veja volume 1, pag. 43)

B. Quando escondemos nossas feridas pode impedir de identificar as dores emocionais para poder curá-las, porque para conseguir compreendê-las e resolvê-las, é preciso expor as feridas. Somente enfrentando tais feridas podemos curá-las, fazendo-as emergir para fora, sem escondê-las. As feridas não estão relacionadas apenas as feridas do passado, mas também do pecado, na qual somente Deus poderá levar o bálsamo para sua vida: “Lamentem-se por ela! Consigam bálsamo para a sua ferida; talvez ela possa ser curada.”( Jeremias 52.8)


CONCLUSÃO

Não deixa que essa ferida cresça e se espalhe, te impedindo de florescer novamente. O perdão pode doer, mas é a única forma de curar suas feridas. Um dia você vai encontrar alguém que não vai te fazer sofrer. Deus tem o melhor para você! Entenda que as cicatrizes da vida são para pessoas que descobriu o valor do perdão.

LEIA MAIS…

O BENEFÍCIO DO PERDÃO

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

1 Comentário

  1. Simone Gregório ferreira disse:

    Gostei muito do tema das outras

Deixe o seu comentário