ALIANÇA DE DEUS COM ISRAEL

“O Senhor os amou por causa da aliança que fez aos seus antepassados. Por isso ele os tirou da escravidão rei do Egito…” (Deuteronômio 7.8)

INTRODUÇÃO: Depois de quatrocentos anos de escravidão no Egito, o povo de Israel foi libertado por Moisés, que segundo a narrativa bíblica, foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egito e levá-los novamente à terra prometida. Durante 40 anos, o próprio Deus revelou sua provisão, seu cuidado, seu amor e sua misericórdia. Em sua maior parte, Israel falhou nessa tarefa de reconhecer esse amor. Podemos dizer que Deus amou Israel como um marido que ama sua esposa, entretanto, esta esposa escolheu repetidamente se prostituir, entregando-se a ídolos e rebelando-se contra o amor de seu Senhor. Ao longo da história de Israel vemos um Deus paciente diante de um povo rebelde e um coração endurecido. Por isso, nos faz pensar: “Como Deus poderia escolher uma nação idólatra, ingrata e rebelde como o povo de Israel?”

A.      A resposta está simplesmente na aliança que fez com Abraão. O amor de Deus em cumprir sua promessa feita aos patriarcas, foi por pura graça. Como Ele disse a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia e me compadecerei de quem eu me compadecer” (Êxodo 33.19).

B.      A razão pela qual Deus escolheu a nação de Israel, sem dúvida, é que Deus estava estabelecendo a linhagem pela qual o Messias viria (Genesis 3.15). Uma aliança que viria o salvador e Deus precisava demostrar esse amor para com Israel. Um amor que o povo não merecia, mas por causa da aliança Deus decidiu amar. Um amor tão soberano que somos limitados para compreender esse amor.

C.      Assim como a nação de Israel, Deus nos escolhe pela graça para que busquemos viver para sua Glória em gratidão e adoração. O nosso Deus escolhe pessoas imperfeitas desde a eternidade totalmente pela graça, sem que tenhamos que cumprir uma condição para seremos amados por Ele: “Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença…” (Efésios 1.4)

D.  Que o amor de Deus possa ser revelado em seu coração ponto de poder corresponder com o mesmo amor. Saiba que o desejo de Deus é que através desse amor, possa tornar uma referência para outras nações. Um povo distinto capaz de guiar outras pessoas aos propósitos de Deus. 


1.    Atraídos pelo Amor

“Eu os conduzi com laços de amor; tirei do seu jugo e me inclinei para alimentá-los…” (Oséias 11.4)

Nos primeiros versos mostra a ingratidão, julgamento e a misericórdia de Deus para com a nação de Israel. Deus tirou Israel do Egito e o conduziu pelo deserto até a terra prometida, no entanto, se afastaram de Deus, indo servir a outros deuses e oferecer sacrifícios e incenso à imagens de escultura. Esta declaração é como um desabafo de um pai amoroso contra seu filho rebelde. Por causa da teimosia, será entregue aos inimigos assírios. Isso mostra um Deus amoroso, mas também discipulador que não deixa de repreender e condenar o pecado. Apesar disso, o Senhor mantém a promessa de restauração. Ele promete que fará o Seu povo voltar para a sua terra.  Observe nos quatro primeiros versículos desta passagem, mostra o extraordinário amor de Deus para com Israel:

A.      Ensinei a andar e tomei nos braços – A paternidade de Deus é um amor que se compadece de nossas fraquezas. Assim como um pai entende a imaturidade de seu filho que está em crescimento, também Deus entende as nossas limitações e fraquezas. Ou seja, revelando sua paciência e sua misericórdia. E nos dias mais difíceis de nossa vida, Deus nos carrega em seu colo para nos acalmar e consolar.

B.      Conduzi com laços de amor – Mesmo com a rejeição de Israel, Deus se mantém fiel e amoroso. Uma demonstração de um profundo amor e paixão por Israel. Embora seja uma história de amor entre Deus e um povo em particular, ela também diz respeito a todos nós. E também é um sinal de que Deus espera uma correspondência desse amor. Uma obediência movida por amor, uma entrega incondicional.

C.      Me inclinei para alimentá-los – O próprio Deus mostrou seu cuidado em alimentar Israel com maná todas as manhãs no deserto. Todos nós precisamos sentir suas cordas de amor nos envolvendo a cada manhã com seu cuidado, ao ponto de sentir todos os dias sua presença e ouvir sua voz. Devemos constantemente experimentar a cada manhã seu aconchego, seus abraços e seu sustento.


CONCLUSÃO 

Que sejamos tocados pelo amor imensurável de Deus. Um amor que motive a servir de maneira mais intensa e profunda. Quando o amor de Deus é revelado jamais somos os mesmos. Tornamos apaixonados e sedentos a viver uma vida intensa em Deus.

LEIA MAIS…

PATERNIDADE DE DEUS

AMADOS POR DEUS

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

2 Comentários

  1. This article opened my eyes, I can feel your mood, your thoughts, it seems very wonderful. I hope to see more articles like this. thanks for sharing.

  2. 20bet disse:

    Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you.

Deixe o seu comentário