Valores espirituais

e13

Autor Esdras Ferreira

Valores espirituais

“Quanto a você, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem aprendeu…” (2 Timóteo 3:14)

Os valores é um conjunto de princípios  que define ou determina uma pessoa chamada por Deus, dentre eles: Santidade, integridade, unção, amor, graça, respeito, compaixão, misericórdia, família, sã doutrina, etc. Infelizmente, nos tempos atuas,  estamos vivendo um tempo de crise de identidade. Muitos ministros perderam os padrões de conduta e comportamento – perderem seus verdadeiros valores. Por esse motivo que Paulo exorta Timóteo a conservar valores, manter princípios, permanecesse naquilo que aprendeu, ou seja,  não se envolver na ganância, egoísmo, interesses pessoais, heresias, etc. Na verdade, Conforme o nosso ministério cresce alguns valores podem ser comprometidos e perdidos, com isso, nos leva a ser comparado como “nuvem sem chuva”: “Pessoas que pensam em si mesmas são como nuvem sem chuva…” (Judas 1.12).

A dracma perdida, por exemplo, é uma grande lição para recuperar valores perdidos (Lucas 15.8-9). Analise o texto que a dracma perdeu dentro de casa, isto é, foi um descuido e relaxo que causou a perda: Acendeu a candeia (Espirito Santo); Varreu a casa (Pecado); Procurou com diligencia ( Disposição, prioridade); Até encontrar (perseverança); Alegrou com as amigas ( despertar outros).

Até hoje, mulheres Beduínas, principalmente na Jordânia, Egito e no Líbano, tem que pagar um dote para se casar, como se fosse uma indenização (5 a 10 mil dólares). O dinheiro não era para os pais, mas é uma prova que o ama e uma demonstração que tem capacidade de cuidar e formar uma família. Também, a dracma era a segurança de sobrevivência até a volta do marido, caso o marido morresse na batalha (perder uma dracma é como se perdesse um filho). Mesmo porque, a palavra “BUSCAR” tem duas definições: Descobrir (Por a vista, descobrir o problema); Adquirir (possuir, tomar posse, resolver, conquistar), ou seja, toda a busca exige uma perseverança e persistência, para que conquiste aquilo que busca:  “pois é hora de buscar o Senhor, até que ele venha e faça chover justiça sobre vós…” (Oséias 10.12) A expressão “até que venha” Tem um sentido de buscar até conquistar.

Quando queremos resgatar valores perdido, devemos entender, primeiro, o que esses valores representa para o seu ministério, só então que você irá buscar com intensidade e prioridade. Quais os valores que você perdeu?

Leia mais

Até que se tornou forte

Humildade

Segredos dos homens

Se você gostou dessa mensagem então não deixe de comentar, Curtir nossa pagina no facebook e se escreva em nosso canal  You tube! Mensagens novas todas as Quintas e Sextas-Feiras.Também, não se esqueça de adquirir nossos livros devocionais para ajudar a nossa instituição Missão Vida Nova!