A HISTÓRIA DE MEFIBOSETE

Certa ocasião Davi perguntou: “Resta ainda alguém da família de Saul, a quem eu possa mostrar lealdade por causa de minha amizade com Jônatas? ”  (2Samuel 9:1)

Introdução: Para compreender melhor a história de Mefibosete é preciso conhecer o contexto da história.Em 1Samuel, Quando Davi obteve vitória contra os filisteus, Saul ficou com medo de Davi tomasse seu trono e começou a persegui-lo para matá-lo. Entretanto, Jônatas, apesar de ser filho de Saul, arriscou sua própria vida para proteger Davi. A Bíblia relata que houve uma amizade profunda e fraternal entre Davi e Jônatas ao ponto da Biblia afirmar que“a alma de Jônatas se ligou com a de Davi” (1 Samuel 18:1) Era uma amizade tão sincera e verdadeira que Jonatas fez um juramento, uma aliança: “Caso Jonatas morrer, jamais deixe de mostrar a sua lealdade com sua família, E Jônatas fez Davi reafirmar esse pacto.

·         Entretanto, em uma batalha contra os filisteus, Jonatas e Saul caíram mortos na montanha de Gilboa. A notícia da morte do rei Saul e Jonatas se espalha por todo Israel.  A mulher, que cuidava do filho de Jonatas, se desespera e foge do Palácio para que os inimigos filisteus não matassem o filho de Jonatas que era Mefibosete. No desespero, ela envolve em seus braços e sai correndo. Durante a fuga, o menino cai e fratura os pés e ficou aleijado. A criança acabou sendo levada para uma cidade chamada Lo Debar, um local tomado pela sequidão e pela miséria. Os moradores da cidade eram em sua maioria doentes e havia muitos pobres. Apesar de ser uma cidade abandonada e esquecida, se tornou o lugar de refúgio para Mefibosete.

Proposito: De um dia para noite, Mefibosete perdeu sua família, palácio, trono e ficou aleijado. Sua história é marcada pela tragédia e pela frustração, na qual podemos denominar um homem colecionador de traumas. Nessa história de Mefibosete nós vamos aprender que Deus que não desampara e esquece dos seus filhos.


1.    MEFIBOSETE EM LO-DEBAR

Ao chegar em Lo-debar, a sua criada, que tornou uma refugiada, não tinha condição de cuidar de Mefibosete e deixa aos cuidados de Maquir. Basicamente, a casa de Maque se transformou seu abrigo, seu esconderijo, seu porto seguro. Aqui aprendemos duas lições valiosas sobre a casa de Maquir:

Cuidado de Deus – Embora tenha sofrido muitas privações e dificuldades, vemos a mão de Deus cuidando de Mefibosete. Se não fosse ajuda de Maquir, ele morreria de fome. Quantas vezes passamos por situações difíceis que não conseguimos enxergar o cuidado de Deus. Porque o sofrimento e a angustia ela ofusca a visão daquilo que Deus esta fazendo. Isso faz lembrar em Isaias 43.19: “Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo. O que devemos fazer é confiar que Ele sabe o que esta fazendo em nossa vida.

Tratamento de Deus –  Foi na casa de Maquir que as feridas de Mefibosete foram tratadas e curadas. Saiba que antes de Deus nos honrar, precisamos ser tratados das nossas debilidades e feridas na “casa de Maquir”. Muitas das vezes o “Lo-debar” da nossa vida é para tirar o nosso orgulho e tratar nosso egocentrismo. Quando nossas feridas não são tratadas, podem se tornar cada vez mais profundas e difíceis de ser curadas. Isso pode atrapalhar a saúde física, mental, emocional, nossos relacionamentos e, até mesmo, moldando a nossa personalidade de forma negativa.


2.     A RESTITUIÇÃO DE MEFIBOSETE

Certa ocasião Davi perguntou: “Resta ainda alguém da família de Saul, a quem eu possa mostrar lealdade por causa de minha amizade com Jônatas? ”  2 Samuel 9:1

20 anos se passaram, Mefibosete cresce e tem um filho chamado Mica. A história de Mefibosete muda radicalmente quando Davi, já estabelecido como rei de Israel, se lembrou de sua aliança com Jônatas. Então ele perguntou ao seu servo Ziba se ainda havia restado alguém da casa de Saul para mostrar sua lealdade e benevolência. Na ocasião, Ziba informou o rei Davi sobre Mefibosete, porém afirmou que era coxo.

A.  A expressão de Ziba ao dizer: “só sobrou um, mas é coxo…” Era uma forma de preconceito e desprezo. Ele tentou manchar a imagem de Miefibosete com o propósito de continuar com as riquezas de Saul. Aliás, tudo o que havia de valor, estava aos cuidados de Ziba. Ele estava em uma posição privilegiada, pois administrava os bens da família de Saul, inclusive tinha vinte empregados a sua supervisão. Se Mefibosete voltasse ao palacio, Ziba teria que volta à sua função de servo, passando a trabalhar para Mefibosete. Acredito que Ziba não gostou dessa ideia de ser servo de um aleijado.

B. Então imediatamente Davi mandou buscar Mefibosete em Lo-Debar. Quando Mefibosete se encontrou com Davi, ele se prostrou diante do rei e demostrou muito medo, pois acreditava que Davi iria mata-lo. Davi disse a ele para não temer, porque o rei apenas queria usar de bondade. Mefibosete, porém, respondeu que não era digno e não passava de um cão morto.

C.  Ele tinha uma visão limitada de si mesmo fez que desprezasse seu direito de príncipe. Mefibosete não se enxergava como alguém de valor, importante ou relevante. Tudo o que ele via quando olhava para si mesmo era um cão morto. Observe que o rei Davi olhava para aliança, enquanto Mefibosete olhava para os defeitos.

D.     Assim também o nosso Deus. Ele não olha as nossas falhas e erros, mas para aliança. Por causa da cruz, somos aceitos em sua presença. Apenas devemos nos humilhar, arrepender dos nossos pecados e olhar para sua aliança: “o sangue de Cristo nos purifica de todo pecado…” (1João 1.7) Que a graça te envolve de tal forma que seus defeitos e frustrações se tornem insignificantes, quase imperceptíveis até o ponto de desaparecerem da sua vista.


3.     VOLTANDO A SENTAR A MESA

“Vou devolver-lhe todas as terras que pertenciam a seu avô Saul; e você comerá sempre à minha mesa”.  (2 Samuel 9.7)

Posso até imaginar o próprio Davi se agachando para ficar na altura de Mefibosete e diz: “Não temas, a partir de agora você vai sentar a minha mesa!” Com um lugar à mesa do rei, foi devolvida a honra, paternidade e filiação.  Agora ele não era mais um cão morto, mas herdeiro real. Ele entregou as propriedades de Saul, permitindo que ele sentasse diariamente à mesa do rei. 

A.    A grandeza de sentar a mesa do rei Davi, não era apenas comer nas refeições, mas teria acesso a desfrutar tudo o que o rei possuía, inclusive   ter acesso na intimidade da família e um relacionamento pessoal com o rei. Literalmente, o gesto de sentar a mesa é que Mefibosete participasse de toda extensão da família real

B.      O Senhor nos convida a sentar a sua mesa hoje, nos quer dar ACESSO A TUDO.. Quantas vezes não conseguimos nos apropriar daquilo que o Pai oferece, deixando de experimentar tudo aquilo que é por direito nosso. Apenas devermos deixar de andar como religiosos e agir como filhos eleitos.

C.      Isso faz lembrar da parábola do filho prodigo. O filho mais velho, que estava trabalhando no campo, não compreendia a atitude do pai em fazer uma festa para seu irmão que tinha gastado toda herança. O pai de forma amorosa responde: “Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu…”  (Lucas 15.31). Mesmo sendo filho, agia como se fosse empregado.

*OBSERVE QUE MEFIBOSETE VIVE TRÊS FASES: 1. PERDE TUDO E FICA ALEJADO/ 2. RESTITUIÇÃO DE DEUS AO SENTAR A MESA/ 3. A TRAIÇÃO DE ZIBA, ONDE QUASE PERDEU TODA SUA HERANÇA


4.     MEFIBOSETE É TRAÍDO POR ZIBA

O rei então perguntou: “Onde está Mefibosete, neto de seu senhor? ” Respondeu-lhe Ziba: “Ele ficou em Jerusalém, pois acredita que os israelitas lhe restituirão o reino de seu avô Saul “.  2 Samuel 16:3

No período da revolta de Absalão, o rei Davi foge com seus soldados para o deserto. Então Mefibosete pede para seu servo Ziba preparasse um jumento para que ele fosse junto com o rei levando alguns alimentos, mas Ziba deixa Mefibosete para trás. Ao encontrar com Davi, Ziba aproveitou para acusar falsamente Mefibosete de traição. Davi acreditou na história de Ziba, e lhe entregou todas as propriedades que pertenciam a Mefibosete (2 Samuel 16:1-4)

A. Depois da morte de Absalão, Davi voltou para Jerusalém. Ao encontrar com Mefibosete, foi questionado a acerca da sua traição. Porém, Mefibosete explicou tudo o que havia acontecido, desmascarando Ziba e revelando seu plano traiçoeiro, e reafirmando sua lealdade ao rei de Israel. Para provar sua inocência, ficou sem lavar os pés, não lavou suas roupas e nem aparou sua barba em forma de tristeza. Após ouvir a versão de Mefibosete, propôs que os bens herdados por Mefibosete fossem divididos entre ele e Ziba.

B.      Estabeleceu prioridade – De maneira Surpreendente, Mefibosete abriu mão de toda aquela herança e permitiu que Ziba ficasse com todos os bens. (2 Samuel 19.30). Quando Mefibosede percebeu que os bens materiais estavam trazendo divisão, até afetando o relacionamento com rei Davi, então  preferiu recusar sua própria herança. Ele queria apenas continuar ter acesso a mesa do rei. Ele soube o que era prioridade naquele momento. Ele soube distinguir valores que seus bens matérias não proporcionavam a paz de espirito e o privilégio de sentar na mesa do rei. Tem momento em nossa vida que que temos que abrir mão da nossa razão pelo bem maior: sua paz em sua casa.

C.      Discernimento Espiritual – Observe que Mefibosete não percebeu que Ziba era uma ameaça, então na sua inocência e falta de prudência pediu ajuda de Ziba para preparar um jumento e alimentos para levar para Davi no deserto. Aqui aprendemos uma grande lição que devemos tomar muito cuidado com “Zibas” que estão infiltrados em nossa vida. O único caminho é pedir o discernimento Espiritual para não deixar o inimigo roubar sua herança, sua honra. A bíblia afirma que devermos ser “prudentes como as serpentes e simples como as pombas.” (Mateus 10.16). A verdade sempre vai prevalecer. A mentira não se sustenta muito tempo, pois o nosso Deus é justo e vai nos honrar a nossa lealdade.

 

CONCLUSÃO

Nessa história nos revela um Deus que não esquece dos seus filhos e a justiça de Deus sempre prevalece em nossa vida, porque o que é nosso está guardado. Apenas devemos deixar Deus responder. 

LEIA MAIS…

A CHAMADA DE DAVI

QUEDA E SUPERAÇÃO DE DAVI

Gostou desse assunto? Gostaria de saber mais sobre esse tema?

BAIXE AGORA E-BOOK NO AMAZON NOSSOS LIVROS DEVOCIONAIS. SÃO MAIS DE 480 MENSAGENS DIVIDIDA EM 16 VOLUMES:

https://www.amazon.com.br/kindle-dbs/entity/author/B09T6ZWFSD?ref_=dbs_p_ebk_r00_abau_000000

LIVROS IMPRESSOS PEÇA PELO (11) 96614-8690 WHATS APP (TEMOS DESCONTO E BONUS ESPECIAL CASO COMPRAR CINCO VOLUMES)

As mensagens colocadas em nosso site é apenas uma pequena parte do conteúdo que está em nossos livros devocionais.

Deixe seu comentário, assim o sistema do google entende que nosso blog é relevante e o próprio sistema do Google envia para mais pessoas!

Siga no Instagram:

https://www.instagram.com/esdras_ferreiraoficial/

«
»

10 Comentários

  1. binance odkaz disse:

    I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article. https://www.binance.com/sk/register?ref=DB40ITMB

  2. Fantastic website. A lot of helpful info here.
    I’m sending it to a few friends ans additionally
    sharing in delicious. And obviously, thanks oon your sweat!

    Feel free to vsit my site :: https://penzu.com/p/6bb0260c

  3. boostaro disse:

    Thanks for thr great article!

  4. sightcare disse:

    Thanks for thr great article!

  5. pubg uc disse:

    It is very comforting to see that others are suffering from the same problem as you, wow!

Deixe o seu comentário